Vestido e bolero estampado: a história por trás do traje
Maria Cristina Volpi

Pesquisa: Lívia Catete Vieira (Graduanda EBA-UFRJ)

Orientação: Carolina Morgado Pereira (Doutoranda PPGAV-EBA-UFRJ)

O acervo do Centro de Referência Têxtil e Vestuário, pertencente ao Museu D. João VI da Escola de Belas Artes. Em 2017 foi proposto pela professora Maria Cristina Volpi, que coordena o projeto, atividades de pesquisa histórica de modo a se aprofundar o estudo das peças. Esta pesquisa é um estudo de caso que visa investigar o vestido e o bolero estampados (Registros MDJVI 11508 A e B), que formam um conjunto, datados de 1961. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa fundamenta-se nas discussões feitas por Ulpiano Bezerra de Meneses acerca da cultura visual e material e na abordagem metodológica proposta por Jules Prown.

As questões que norteiam a pesquisa visam identificar os aspectos materiais e simbólicos do traje. Desse modo nos interessa investigar a modelagem, os materiais empregados, as técnicas de costura, a relação do traje com o padrão vestimentar vigente no período. Como sabemos a quem pertenceu o conjunto – existe inclusive uma fotografia em que a pessoa está usando o traje – é possível recuperar informações sobre o usuário da peça, sua faixa etária, classe social e onde o traje era usado.

Além de entrevistas junto à família da dona do vestuário, a moda do período será investigada através de periódicos de moda e fotografias de época.

Este estudo tem por objetivo também, contribuir para a divulgação do acervo do CRTV e incentivar a pesquisa cientifica entre os alunos da EBA.

Palavras-chave: Centro de Referência Têxtil Vestuário, Museu D. João VI, vestido e bolero da década de 1960.

Projetos relacionados