Projetos

A aparência vestida: Cultura material e formas vestimentares no Rio de Janeiro

Coordenação / Maria Cristina Volpi
Equipe / Carolina Alves / Carolina Casarin / Carolina Morgado / Caroline Dantas / Eliane Conceição Ferreira / Fuviane Galdino Moreira / Gabriela Lúcio de Sousa / Livia Catete / Lucia Helena Gomes Antonio / Luiz Otávio Zampar

Este projeto consiste no estudo dos hábitos vestimentares com vistas a elaboração de uma história do vestuário e acessórios no Brasil. Busca-se aqui revelar o registro visual de vida e sociabilidade da cidade do Rio de Janeiro.
Aceitando a tipologia proposta por Roland Barthes de que existem três vestuários – o vestuário escrito, o vestuário imagem e o vestuário real -, a escolha do corpus deste trabalho foi feita de modo a relacionar esses três tipos de vestuário com um repertório diversificado de fontes.

O objetivo deste projeto é abrigar as pesquisas sobre padrões vestimentares cariocas e suas formas de circulação e apropriação pelas camadas urbanas, revelando os diversos códigos de representação através do vestuário e das práticas sociais.

Pesquisas relacionadas:

Arte da Imagem Impressa no Brasil dos Oitocentos

Coordenação / Rogéria de Ipanema

O projeto de pesquisa estuda a gráfica brasileira a partir da imprensa artística de humor dos oitocentos, que sob inter campos e metodologias associadas, procura localizar na construção da historiografia crítica e artística brasileira, os territórios ocupados pelas obras jornalísticas litográficas da imprensa político-caricata, pelo estatuto da ordem autoral e pela conceituação das representações culturais do pensamento político e social do Brasil do século XIX. A pesquisa compreende as relações do produto visual impresso com o Estado, pela mercê do Título de Imperial como instrumento de inscrição ao programa de afirmação do Império a partir dos setores secundários e terciários de produção. A pesquisa trata dos bens impressos dos oitocentos, e a imprensa artística de humor tem um papel principal, exercendo a circularidade de ideias e ativando o capital cultural do país.

A pesquisa abrange também a instituição dos bens simbólicos no Brasil Império, identificando quantitativamente e qualitativamente os estabelecimentos de impressão da corte, as sociedades comerciais, os processos de impressão, tipologias das estampas, as encomendas e encomendantes, os anunciantes, a caracterização processual produtiva – do equipamento material aos oficiais mecânicos -, assim como da participação cultural impressa dos álbuns de viagens e obras científicas. A pesquisa trata dos diversos papéis que a imagem impressa assumiu e enfatiza a problemática do conteúdo intertextual e dialógico das imagens da imprensa política de humor no século 19.

Palavaras-chave: arte da imagem impressa; Brasil oitocentista; imprensa artística de humor

Memórias do Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFRJ

Coordenação / Madson Oliveira / Maria Cristina Volpi
Equipe / Alice Miada / Julia Faria / Vanessa Trindade Cordeiro / Vitor Dirami

O projeto de pesquisa Memórias do Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFRJ tem como objetivo geral o resgate da memória do Curso de Artes Cênicas desde a introdução dos cursos de Indumentária e de Cenografia como especializações do curso de graduação em Artes Decorativas até a criação da graduação em Artes Cênicas na década de 1970. Discute ainda como se deu a formação do artista cênico na EBA a partir dos discursos e práticas de seus professores.

Palavras-chave: ensino das artes cênicas na Escola de Belas Artes; memória das artes cênicas na ENBA; discursos e práticas.

Pesquisas relacionadas:

O corte e a Corte na fina estampa dos Quinhentos, Seiscentos e Setecentos

Coordenação / Rogéria de Ipanema

Um recorte deste projeto de pesquisa é realizado a partir dos retratos abertos a corte doce na coleção de gravuras do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pensar sobre os usos da arte e poder, a partir da gravura retratística de reprodução segundo a pintura, descrição iconográfica das imagens, questões relativas aos gravadores, editores e impressores e a circularidade e constituição dos gabinetes de estampas, assim como os trânsitos e origens desta coleção no museu.

Uma outra grande direção deste projeto é o reconhecimento das estampas europeias, em suas diversas tipologias imagéticas e funcionais a partir das coleções institucionais da cidade do Rio de Janeiro, e no momento a pesquisa está sendo desenvolvida no acervo da Biblioteca Nacional. Este recorte de O corte e a corte quer pensar o universo da imagem de impressão a partir das práticas tanto do colecionismo como da formação dos acervos brasileiros a partir das coleções chegadas e ou adquiridas no Rio de Janeiro, formadas com estampas dos Quinhentos, Seiscentos e Setecentos. O universo das coleções correm por duas direções, aquelas do estado, dos sujeitos do estado, das impremerias estatais e ou comerciais que à coroa portuguesa servissem, e as coleções constituídas de forma particular e privada.

Palavras-chave: retratística de corte doce; gravura de reprodução; colecionismo de imagens impressas; coleções de estampas dos acervos institucionais e particulares do Rio de Janeiro

Projetos concluídos