Vestuário e Imagens: um estudo do uso e das funções das vestes nas imagens cristãs – padroeiras da América do Sul – década de 1920 à década de 1940
Fuviane Galdino Moreira

A pesquisa “Vestuário e Imagens” objetiva investigar as relações entre arte, história e cultura, mediadas pelos elementos que caracterizam as vestes das imagens de esculturas católico-cristãs, em suas afinidades com a formação de uma identidade nacional, a partir de pesquisas acerca da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em comparação com as padroeiras de mais três países da América do Sul: Nossa Senhora de Luján (Argentina); Nossa Senhora de Copacabana (Bolívia); e Nossa Senhora de Quinche (Equador). Aqui se consideram as características técnicas e estilísticas das imagens em questão, a partir da presença das cores das bandeiras nacionais dos respectivos países nas vestes das esculturas, que também indicam o nosso recorte geográfico. Pensam-se, na arte, as funções e os usos exercidos pelos ornamentos numa escultura sacra, a partir dos predicados simbólicos referentes, neste caso, aos panejamentos dos “santos”. Compreende-se que tais quais as línguas orais ou escritas, as esculturas e seus panejamentos podem comunicar-nos detalhes silenciados da história, que contribuem para o entendimento de amplas questões de ordem técnica, cultural, política e social, insertas no processo de colonização da América Latina, a partir do imaginário religioso.

Palavras-chave: Nossa Senhora Aparecida (Brasil); Nossa Senhora de Luján (Argentina); Nossa Senhora de Copacabana (Bolívia); e Nossa Senhora de Quinche (Equador); Vestes e Arte. Cultura e religião. História.