A influência da indumentária histórica na criação de figurinos carnavalescos para a escola de samba do grupo especial, na trajetória profissional da carnavalesca Rosa Magalhães, entre 2006 e 2010
Madson Oliveira

Este projeto consiste na colaboração e análise de figurinos carnavalescos que possuam influência histórica, nos enredos carnavalescos de escolas de samba carioca do grupo especial, sob a criação da carnavalesca Rosa Magalhães, entre os anos de 2006 e 2010. Rosa Magalhães foi aluna do Curso de Pintura e depois professora do Curso de Artes Cênicas, na Escola de Belas Artes-EBA/UFRJ. O objetivo principal desta pesquisa é o estudo comparativo entre os figurinos carnavalescos de ala apresentados nos desfiles das escolas de samba pela carnavalesca Rosa Magalhães e o estudo da indumentária histórica. Embora o foco da pesquisa esteja centrado em acervos da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro – LIESA, também serão pesquisados acervos iconográficos, periódicos, sites das agremiações carnavalescas e aqueles geridos pela imprensa especializada. Acreditamos que as silhuetas, formas e cores das fantasias analisadas tenham correspondência com o período histórico representado, desde a criação até o desfile.

Palavras-Chave: Figurino; Indumentária; Carnaval.

Projetos relacionados