Beth Filipecki
Pesquisadores

Mestre pelo PPGAV/EBA/UFRJ, sob orientação de Maria Cristina Volpi. Professora do Departamento de Cenografia da UNIRIO e professora aposentada do Curso de Artes Cênicas da EBA/UFRJ. Figurinista e Cenógrafa formada pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em História dos Têxteis e Estamparia. Tem experiência na área de Iluminação, formada no 1º Curso da TV Globo, com ênfase em fundamentos de Câmeras, Composição, Dramaturgia da Luz, Fundamentos de Vídeos e Sistemas de TV. Tem criado regularmente figurinos para montagens teatrais, programas de televisão e para cinema, tornando-se, portanto, uma especialista em pesquisa e projetos de época de Indumentária e com trabalhos sendo exibidos em programas em mais de 50 países.

Começou a carreira nos anos 80 e logo no início assinou a supervisão da confecção dos figurinos e caracterização de grandes montagens do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tais como: A Viúva Alegre (1982) e Madame Butterfly (1983). Ainda para o teatro foi responsável pelos figurinos das peças Pérola (de Mauro Rasi), Morte e Vida Severina (Luiz Fernando Lobo), Feliz Ano Velho (Paulo Betti) entre outras. Nos Anos 80 foi levada para a televisão e se fez notar principalmente nas minisséries: O Tempo e o Vento (1985); O Primo Basílio (1988) e Os Maias (2003).

Sua experiência no teatro e na televisão despertou o interesse de profissionais de cinema que a convidaram para desenhar figurinos em filmes como: Guerra de Canudos (1997) de Sérgio Rezende; A Hora Marcada (2010) de Marcelo Taranto; Lavoura Arcaica (2001) de Luiz Fernando Carvalho; O Preço da paz (2003) de Paulo Morelli; Se Eu Fosse Você (2006) de Daniel Filho; Brasília 18% (2006) de Nelson Pereira dos Santos; Para Sempre Nunca Mais (2013) de Emerson Muzelli; Giovanni Improtta (2013) de José Wilker, entre outros.

Na TV fez ainda novelas como: Senhora do Destino (2004); Cobras e Lagartos (2006); Eterna Magia (2007), Fina Estampa (2010); Lado a Lado (2012/13) entre outras. Realizou também figurinos de séries e minisséries como Capitu (2008); Afinal o que querem as mulheres (2010). No teatro com as peças: Pequenas Raposas (2004); Missa dos Quilombos (2005); O Retrato Íntimo de Madame Sheakespare (2006); Um barco para o sonho (2006); As Meninas (2010); Vestido de Noiva (2012), À Beira do Abismo me cresceram as asas (2013) entre outras.

Vencedora do 28º Prêmio Shell de Figurino, com “O Camareiro” (2016).

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